Se aproveitarmos os variados exemplos contidos nos relatos Canônicos (Bíblicos), e utilizarmos as experiências verídicas dos dias atuais para fazermos uma breve comparação reflexiva, poderíamos concluir que;
O distraído e descuidado nela tropeçou...
O ignorante a usou como objeto de ferir...
O arquiteto, a usou para edificar sua construção...
O agricultor, cansado do dia árduo de trabalho, assentou-se nela...
As crianças e adolescentes, a usam para brincar de tiro ao alvo...
Para Jó, foi o símbolo de um coração firme... (Jó 41.24)
Para Jacó, foi travesseiro... (Gn 28.11)
Para Moisés, foi a memória dos decretos e mandamentos de Deus... (Ex 34.4)
Para Zípora, foi instrumento de corte que arrancou o prepúcio de seu filho... (Ex 4.25)
Para Josué, foi o memorial da fidelidade de Deus... (Js 4.4-7)
Para Samuel, foi um sinal da ajuda providencial de Deus contra os filisteus... (I Sm 7.12)
Para Davi, foi a arma que matou Golias... (I Sm 17.49)
Para Salomão, foi material para construir o templo de Deus... (I Rs 5.17)
Para os Levitas, era o lugar onde a Arca da Aliança deveria ser colocada... (I Sm 6.15)
Para Pedro, era o símbolo do próprio Cristo... (At 4.11)
Para Lucas, era o sinal do juízo inevitável, previsto por Jesus, contra Jerusalém... (Lc 19.43-44)
Para Jesus, era o obstáculo que impedia a passagem de um ex-morto... (Jo 11.39)
Para Aleijadinho foi objeto para fazer a mais bela escultura...
Efim, faltaria-nos tempo e espaço para destacarmos tantos exemplos...
Mais a pergunta que desperta a nossa curiosidade, e que eu quero deixar para que você reflita durante um bom tempo é; em todos esses casos, e tantos outros que presenciamos ou ouvimos falar diariamente, a diferença estava na pedra, ou na pessoa que se deparava com ela?!
Guarde isso em seu coração amado leitor, não existem pedras em nossa caminhada que não possam ser aproveitadas, superadas, ou até mesmo utilizadas como ferramentas para amadurecer as nossas vidas, que muitas vezes está limitada a uma dimensão superficial, raza e medíocre. Pois o desejo de Deus com tudo isso, é que você resista ao caminho que muitas vezes está pedregoso, árduo e desconfortável, pois será através dele que o Senhor irá construir em você uma estrutura sólida e indestrutível, capaz de suportar as maiores adversidades da vida.
Que a graça e a paz de Jesus Cristo esteja sobre todos nós para sempre. Amém...
Bruno Inácio
Ao ler esse seu artigo, me deparei com um sentimento de força e esperança dentro de mim. Ao observar uma pedra, eu jamais imaginaria que ela seria usada de diversas formas na biblia, através dela pessoas ganharam batalhas como foi o caso de Davi e muitas outras funções relatadas em seu artigo. Agora o que mais achei interessante é que você não deixou os exemplos apenas restritos dentro da biblia, você usou personalidades conhecidas e atuais para expor seu pensamento.
ResponderExcluirSinceramente serviu muito para mim esse artigo e creio que para muitas pessoas... me encorajou mais, até lembrai que certa vez vi em algum lugar algo do tipo "Do atrito de duas pedras chispam faíscas; das faíscas vem o fogo; do fogo brota a luz" e é essa luz que nasce com as provações, nos tornamos pessoas melhores, sábias, fortes e valentes.
Concluindo, devemos transformar as pedras que muitas vezes tropeçamos nas pedras de nossas escadas, fazendo delas degrais para subir na vida com Cristo Jesus.
Que Deus contínue te usando poderosamente todos os dias de sua vida amado amigo...
Abraços !
Rodrigo B. da Silva
É muito bom saber que esse artigo contribuiu para a edificação de sua vida, gerando força e esperança... Pois esse é o propósito desse blog, edificar e transmitir princípios sólidos e verdadeiros estabelecidos por Deus, a todos que o acessam... Também gostei dessa observação precisa e proveitosa citada por você; "Do atrito de duas pedras chispam faíscas; das faíscas vem o fogo; do fogo brota a luz". Realmente foram palavras e observações sábias...
ResponderExcluirUm grande abraço, e que você continue enriquecendo nosso blog com seus valiosos comentários!!!