Alguns me chamam de pastor (pelo fato de ter pastoreado), outros de evangelista (pelo fato de ter evangelizado), outros ainda de obreiro (pelo fato de ter contribuído com os serviços internos da igreja), enfim... Acredito que todas estas colocações podem me definir até certo ponto, e também tenho convicção que todos esses cargos e funções dentro de uma visão geral eclesiástica são proveitosos, escriturísticos, e necessários... Até mesmo para manter a ordem, e cumprir uma determinada hierarquia estabelecida pelo próprio Deus... Porém acredito (e falo de acordo com o tratamento bíblico que o próprio Deus estabeleceu com o seu povo) que o mais importante não é ser conhecido pelo cargo ou posição adiquirida dentro de uma instituição eclesiástica, e sim pelo seu próprio nome, pois foi assim que Deus resolveu conhecer o homem em geral, e até mesmo a sua criação, e determinou que eles fossem conhecidos.
A palavra nome significa; aquilo que identifica uma pessoa, animal ou coisa. Sendo assim, temos na Bíblia Sagrada um exemplo de caráter global, do momento em que Deus chega para Adão e lhe dá uma responsabilidade extraordinária; nomear (dar nomes para que fossem conhecidos por eles), a todos os animais selváticos, a todas as aves dos céus, e a todos os animais domésticos...(Gn.2.19-20).
Este foi um princípio estabelecido por Deus, para que cada pessoa, animal, ou coisa, tivesse uma identidade definida.
É interessante como isso é testificado no decorrer das Escrituras Sagradas, e de como Deus conserva e valoriza a identidade ou credencial que cada um possui.
Certa vez Moisés estava apascentando as ovelhas de seu sogro (Jetro, o sacerdote de Midiã) no deserto, e resolveu levar o rebanho para o lado ocidental daquele deserto. Quando ele chega no monte Horebe (chamado de monte de Deus), diz a Bíblia que ele tem uma experiência sobrenatural com Deus, onde o Senhor lhe dá uma pesada e sublime missão...
E no decorrer daquela experiência Deus se revela a ele, como sendo "...o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó..."(Ex.3.6).
Poderia ter dito a Moisés que; "Ele era o Deus do patriarca e pai da fé Abraão,ou do Patriarca e filho da promessa Isaque, ou então do patriarca e príncipe de Deus Israel(Jacó)", como nós nos referimos muitas vezes.
Mais esse não foi, não é, e nunca será o principal foco de Deus...
Vejo pessoas nos dias de hoje facinadas por títulos, posições e cargos, dentro das igrejas... Mais não possuem um bom nome, não procuram preservar a integridade da sua própria identidade, são pessoas que não possuem um testemunho saudável e significativo, pessoas que se apegam a um padrão religioso e cheio de supertições, desvalorizando assim o novo nascimento e a transformação de sua própria vida, pessoas que se deixam corromper por coisas mesquinhas e fúteis desprezando verdades bíblicas como a que foi dita por Salomão em Provérbios; "Mais vale o bom nome do que muitas riquezas..."(Pv.22.1). Temos que entender que Deus não nos conhece pelo cargo que temos e sim pelo nome que possuímos!!! Glória a Deus por isso.
Isso aconteceu com o próprio Moisés, que se refere a Deus como aquele que o conhece pelo seu nome; "...Conheço-te pelo teu nome..." (Ex. 33.12).
Saindo de alguns exemplos contidos no Velho Testamento, permita-me citar um outro exemplo, agora referente ao Novo Testamento, que acredito ser proveitoso para concluirmos esse assunto, dentro do ponto de vista que foi colocado.
Em Filipenses 4.1-7, Paulo dedica algumas de suas palavras a pessoas específicas (como era de seu costume, citar as pessoas pelo seus nomes), destacando em primeiro lugar;
seus nomes.
Em segundo lugar;
seus procedimentos.
E em terceiro lugar;
suas recompensas.
(Exatamente nessa ordem).
E ele diz que essas pessoas (Evódia,Síntique e Clemente) foram fiéis ao evangelho e a ele próprio, demonstrando assim fidelidade ao trabalho que Deus havia instituído ali por meio dele...
E que no final de tudo, observe com atenção agora...
Os nomes deles, não os cargos adiquiridos, não os títulos conquistados, não os méritos possuídos, nem mesmo a vocação que lhes foi creditada por Deus seriam encontrados no Livro da Vida, mais sim os seus nomes.
Por isso, amado leitor, se esforçe em preservar e alcançar a cada dia o bom nome que Deus lhe confiou, pois será ele que Deus irá conferir no Seu Grande Livro, naquele dia. O dia em que toda a sua vida será pesada na balança de Deus!!!
Que a Graça e a Paz de Deus esteja com todos nós, para sempre, Amém.
"Mas agora,assim diz o Senhor,que te criou,ó Jacó,e que te formou,ó Israel: Não temas porque eu te remi, chamei-te pelo teu nome,tu és Meu."
(Is.43.1)
Bruno Inácio
SEJAM BEM VINDOS
ESTE ESPAÇO FOI RESERVADO, COM A INTENÇÃO DE TRAZER ATÉ VOCÊ UMA EDIFICAÇÃO TOTAL, COMPLETA E ABSOLUTA, POR MEIO DA PALAVRA DE DEUS, QUE É; ..."FOGO, E MARTELO QUE ESMIÚÇA A PENHA." (Jr. 23.29). SENDO ASSIM, QUE VOCÊ SEJA QUEIMADO POR ESSE FOGO E QUEBRADO POR ESSE MARTELO... ATÉ QUE O EVANGELHO GENUÍNO SE TORNE FATO E REALIDADE EM SUA VIDA!!! QUE O SENHOR NOS DIRECIONE E ILUMINE, DURANTE ESTA "PEREGRINAÇÃO VIRTUAL", PARA QUE POSSAMOS ENXERGAR A SUA VERDADE COMO ELA É!!! FIQUEM COM DEUS, E APROVEITEM AO MÁXIMO, POIS O MEU SINCERO DESEJO É QUE TODOS ALCANCEM O PLENO CONHECIMENTO DA VERDADE ESTABELECIDA POR DEUS, PARA A EDIFICAÇÃO E SALVAÇÃO DE TODOS NÓS... UM GRANDE ABRAÇO A TODOS, E QUE O SANGUE DE JESUS CRISTO NOS PURIFIQUE DE TODO PECADO DURANTE ESTA DESAFIADORA JORNADA...
(Que é longa para uns, curta para outros, e passageira para todos).
( BRUNO INÁCIO )
(Que é longa para uns, curta para outros, e passageira para todos).
( BRUNO INÁCIO )
Nenhum comentário:
Postar um comentário